Teatro Nacional São João
Praça da Batalha4000-102 Porto
História TNSJ: Edificado em 1910 sobre as ruínas do Real Teatro que ardeu em 1908, é um edifício clássico, com ornatos alegóricos à dor, bondade, ódio e amor. A fachada principal inspira-se na renovação do estilo Luís XVI, que caracterizou os primeiros anos do século XX, nomeadamente em França. Da autoria de Marques da Silva, é um imóvel de interesse público. Tem como principais objetivos a criação e apresentação de espetáculos de teatro de vários géneros e a promoção do contacto regular dos públicos com as obras referenciais, clássicas e contemporâneas, do repertório dramático nacional e universal. Para além do Teatro Nacional São João, edifício-sede, integram esta estrutura o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória.
História MSBV: Datado do final do século XVI, foi classificado Monumento Nacional em 1977, sendo um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade. Entre 1985 e 1990, o IPPAR submete o Mosteiro a obras de restauro, permitindo a instalação dos monges beneditinos, da Orquestra Nacional do Porto e do Arquivo Distrital do Porto. No âmbito da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, o Claustro Nobre é coberto por uma concha acústica. Em 2007, o Estado atribui ao TNSJ (Teatro Nacional de S. João) parte significativa do edifício - ala nascente, parte da ala sul e Claustro Nobre, espaço onde realiza espetáculos teatrais, concertos e eventos especiais da sua programação, acolhendo ainda iniciativas exteriores de natureza diversa. O Mosteiro (Claustro) tem uma capacidade flexível, variando em função do carácter das atividades a realizar: Plateia/Concerto: 320 pessoas; Jantar sentado: 500 pessoas; Jantar volante/outras iniciativas: 700 pessoas.
História TeCA: Devendo o seu nome ao Rei Carlos Alberto da Sardenha, foi inaugurado em 1897, sendo desde o início um espaço vocacionado para a apresentação de espetáculos de cariz popular: do 'circo de cavalinhos' às operetas, do teatro ligeiro ao cinema. Após um atribulado processo de avanços e recuos, o renovado Teatro Carlos Alberto foi finalmente devolvido à cidade em 2003. O Auditório do TeCA apresenta-se como um teatro médio e permite disposições espaciais diferentes: à italiana, em anfiteatro ou como sala circular com palco de localização variável e plateia com capacidade máxima para 374 lugares. Na interligação com o espaço envolvente, o foyer funciona como uma praça, numa extensão da Rua das Oliveiras, uma via antiga e estreita.
O TNSJ promove visitas guiadas aos seus dois monumentos nacionais:
O próprio São João, projetado no início do século passado por Marques da Silva, e o Mosteiro de São Bento da Vitória, edificado nos séculos XVII e XVIII e considerado um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade. Com tradução em inglês, francês e espanhol – e agora também com videoguia em língua gestual portuguesa -, as visitas guiadas ao TNSJ dão a conhecer a sala de espetáculos, a sala de ensaios, os camarins e as zonas técnicas; no caso do MSBV, o visitante ficará a conhecer o magnífico Claustro Nobre, a sala do antigo Tribunal Militar e o Centro de Documentação do TNSJ, bem como a exposição Noites Brancas, uma travessia por territórios cénicos que foram deste teatro.
Bilhete conjunto TNSJ + MSBV: 6,00€
A Teatro Nacional São João desenvolve a sua atividade com o CAE 59140 - Projecção de filmes e de vídeos.