Popular Alvalade
Rua Antonio Patricio, 11, B1700-047 Lisboa
POPULAR, foi em tempos uma designação que caracterizava o bairro de Alvalade;
“um bairro popular”
Com a crescente importância de partilhar ideias é com um enorme entusiasmo que surge um projecto que pretende voltar a incentivar a população a dar continuidade aos valores de referência que distinguiram este bairro.
É com esse intuito que se desenvolve este projecto, consistindo na activação de um espaço de entretenimento e de interesse cultural de forma a dinamizar uma estrutura que representa a importância da relação sociocultural, em que as diferentes gerações e classes sociais coabitam e interagem com enorme sentido de humanidade.
São esses valores que o projecto POPULAR pretende preservar como um exemplo de comunidade e de bem estar em sociedade. Simplesmente um espaço onde os elementos essenciais são a arte no seu objecto e a arte das ideias.
O bairro de Alvalade, é um ícone da arquitectura modernista dos anos 40 aos anos 60, reconhecido internacionalmente.
Não só o facto do pioneirismo urbanístico distingue o Bairro de Alvalade.
Ainda no plano cultural, intelectual e contemporâneo existe um historial vanguardista que partiu e se afirmou em Alvalade, lugar de encontro de muitos músicos, escritores, artistas plásticos, cineastas, entre muitos outros criadores.
Na música, vários exemplos de músicos e grupos com origem no bairro de Alvalade como: os Sheiks, Simone de Oliveira, Carlos do Carmo, Duo Ouro Negro, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Carlos Mendes, Xutos e Pontapés, Heróis do Mar, António Variações, Trovante, Sétima Legião, Croix-Sainte, Faíscas, Corpo Diplomático, Vodka Laranja, Afonsinhos do Condado, Madredeus, Kú de Judas, Peste e Sida, Censurados, Despe e Siga, Capitão Fantasma, Tara Perdida, Rodrigo Leão, Ref, Dead Combo, A Naifa, e mais que por lá coexistiam e toda uma nova geração de músicos e bandas que continuam a afirmar-se no panorama musical português.
Nas artes plásticas, era na galeria Quadrum onde a vanguarda na década de 70 desenvolvia os seus trabalhos inseridos nos ateliers integrados no jardim do centenário palácio dos Coruchéus,
No cinema, Fernando Lopes, João César Monteiro, Paulo Rocha, António Pedro Vasconcelos, Alberto Seixas Santos, Lauro António, Perdigão Queiroga, João Mendes, Miguel Gomes, Fernando Vendrell, entre outros e também muitos actores, desenvolviam um núcleo emergente não só no teatro como na 7ª arte resultando em várias distinções internacionais.
Escritores como Aquilino Ribeiro, Vergílio Ferreira, José Gomes Ferreira, José Cardoso Pires entre outros, escolheram Alvalade para viver.
Estes foram alguns dos exemplos do fluxo artístico e cultural desenvolvido em Alvalade.
Foi contando com o historial vanguardista deste bairro que o POPULAR se inspirou para apresentar um espaço que pretende afirmar toda a sua importância, ao recriar em vários formatos a actualidade e parte da história bastante significativa, de forma a partilhar com todos, momentos importantes que marcaram Alvalade como uma referência de Lisboa.
POPULAR resulta não só num bar como num fluxo social, artístico e cultural, um espaço dinâmico de todos e para todos, com música ao vivo e a desenvolver projectos para, jam sessions, workshops, mostras de cinema, debates e aberto a outras sugestões criativas.
Estes elementos geram energias que se pretendem renovadoras.
Apresenta-se assim o POPULAR para que o dinamismo, o desenvolvimento social e a importância cultural que distingue este bairro numa referência nacional, continue presente e se prolongue pelas gerações seguintes.
“...um bairro que é também história viva, testemunho da evolução da vida cultural portuguesa.” José Cardoso Pires
Serviços
A Popular Alvalade presta os seguintes serviços: Bar/Venue, Eventos e Incentivos.
Produtos
A Popular Alvalade comercializa os seguintes tipos de produtos: Bebidas, Cultura.
A Popular Alvalade tem NIF 510587950 e enquadra-se nas seguintes atividades: CAE 56302 - Bares; CAE 56301 - Cafés; CAE 69200 - Actividades de contabilidade e auditoria; consultoria fiscal.
Multibanco, Dinheiro
Horário de Funcionamento
Segunda-feira | Encerrada |
Terça-feira | Encerrada |
Quarta-feira | Encerrada |
Quinta-feira | --:-- - --:-- / 22:00 - 3:00 |
Sexta-feira | --:-- - --:-- / 22:00 - 4:00 |
Sábado | --:-- - --:-- / 22:00 - 4:00 |
Domingo | 16:00 - 20:00 / --:-- - --:-- |
Feriados | 16:00 - 20:30 / --:-- - --:-- |