Associação International Krav Maga Federation - APD
Estrada de Paço de Arcos, lj 25A, B e C2735-306 Agualva-Cacém
INTERNATIONAL KRAV MAGA FEDERATION – PORTUGAL
O Krav Maga é um sistema de defesa pessoal e de técnicas de combate israelita, hoje já muito popular por todo o mundo.
Tem uma eficácia comprovada, um método de ensino fácil, rapidamente assimilado por pessoas de todas as idades e capacidade física, e responde a uma necessidade cada vez maior de potenciar a auto-defesa pessoal nas sociedades contemporâneas.
Estas técnicas de auto-defesa tanto podem ser usadas por agentes da autoridade, seguranças, ou simples cidadãos. A nossa federação - representada por mim, em Portugal – existe desde 1993, e está já presente em 86 países. Organizamos frequentemente “workshops”, sessões de treino e esclarecimentos junto dos interessados por todo o país, em acção conjunta com a nossa base israelita.
O Director-Geral da nossa federação, Avi Moyal, é convidado a participar em congressos de segurança organizados por diversos governos – como por exemplo o dos E. U. A, Alemanha, Reino Unido, China ou Filipinas.
Estamos, como organização oficialmente a ensinar nas forças de segurança e ordem de alguns países assim como na legion etranger ( França).
A ORIGEM DO KRAV-MAGA
“Krav Maga”, em hebraico, significa combate próximo (corpo a corpo).
O Krav Maga foi concebido por Imi Lichtenfeld nos anos 30 do século XX, e foi aplicado inicialmente em organizações paramilitares, A partir de 1964 começou a ser ensinado também aos civis.
Desenvolvido e aperfeiçoado durante vários anos de conflitos, o Krav Maga enfatiza a facilidade de aprendizagem de técnicas de eficácia comprovada em variadíssimas situações de confrontos reais. Todas as técnicas, movimentos e combinações foram pensadas e desenvolvidas para serem aplicadas num contexto real e actual.
Também devemos ter em conta que estas técnicas foram criadas numa sociedade e num país onde, infelizmente, a violência faz parte do quotidiano, razão pela qual este sistema é simples de aprender e de executar. É ensinado a civis nas escolas públicas e nos centros de estudo dependentes do Ministério de Educação de Israel.
Actualmente é praticado como disciplina imprescindível pelas forças de segurança e militares em todo o mundo (FBI, CIA, serviços Secretos, Navy Seals, GIGN, BOPE, etc.) adoptada como uma ferramenta de trabalho por excelência.
É também o Sistema de Combate e de Defesa Pessoal utilizado pelos Serviços Secretos (MOSSAD) e pelas Forças de Defesa Israelitas (IDF).
Caracteriza-se por uma abordagem lógica e realista da Defesa Pessoal e da luta corpo a corpo, que permite aos seus praticantes atingir, de forma simples, um grau de eficácia relativamente elevado, num curto período de instrução.
Foi desenvolvido para ser diversificado, sendo possível a sua aplicação a vários níveis: militar, policial e civil. O sistema tem sido elogiado por lutadores experimentados, mestres de diversas artes marciais, Oficiais do Exército, Polícias e Unidades Especiais pela sua aplicação prática. Na sua essência, a simplicidade e a abordagem realista é direccionada às pessoas que não possuem qualquer tipo de experiência em combate ou Defesa Pessoal.
O Krav Maga é um sistema eficaz para crianças, homens e mulheres de todas as idades e condições físicas.
OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO KRAV MAGA
Os princípios básicos resumem-se ao uso de movimentos simples e instintivos do nosso corpo.
É um sistema prático e tático que nos ensina a prevenir, a lidar e a sobreviver a qualquer tipo de violência e ataque.
Prepara os seus praticantes para as vertentes de defesa pessoal, protecção pessoal, luta, técnicas de combate, técnicas para defesa de terceiros, com métodos de ensino de fácil compreensão. É um sistema horizontal com uma abordagem única e lógica que, apesar de ter sido criado há mais de 50 anos, continua em constante evolução e adaptação. Sendo fácil de aprender, é praticado de forma intuitiva, usando os movimentos naturais do corpo e testado para ser usado sob muito stress.
O KRAV MAGA ABRANGE TEMAS COMO:
- Prevenção, evitar situações de risco, soltar e escapar; - Projecções e quedas para todos os sentidos e sobre todos os ângulos;
- Ataques e contra-ataques contra todo o tipo de alvos, distâncias, alcances, alturas, ângulos, direcções e a ritmos diferentes, executados a partir de todas as posições e posturas;
- Uso de todo o tipo de objectos comuns para fins defensivos;
- Defesa contra todo o tipo de ataques sem armas (murros, pontapés, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas, chaves de braços, prisões de tronco, estrangulamentos, etc…);
-Defesas contra todo o tipo de ameaças e ataques com armas brancas (e qualquer tipo de objecto cortante ou afiado), bastões (ou outros objectos contundentes) e com armas de fogo (pistolas, caçadeiras, armas automáticas, etc…); - Lidar com todos estes tipos de ataques e armas, a partir de todas as posições e ângulos de ataque possíveis, assim como com um ou mais atacantes;
- Lidar com as mesmas situações em espaços e ambientes diferentes (em becos, escadas, automóveis, espaços fechados,
espaços abertos, etc…);
- Controle físico e mental, e desarme do atacante;
- A preparação dos praticantes para todo o tipo de circunstâncias e cenários, em todo o tipo de ambientes de guerra ou combate, de acordo com as suas necessidades, riscos ou profissões (Civis, Forças Policiais, Militares, Guardas Prisionais, Guarda-Costas, Unidades Especiais e Unidades Anti-Terroristas). O Krava Maga desenvolveu várias áreas específicas dentro das técnicas de Defesa Pessoal, e que abarcam qualquer grupo social ou profissional. Por exemplo, estes são grupos que, por razões de natureza profissional ou outras, estão mais expostos a situações de stress ou de perigo eminente:
- Crianças – Pela sua fragilidade física e inocência, são exposto facilmente a grupos de atacantes.
- Mulheres – Pela sua estrutura física são alvo constante de abusos, violência doméstica, raptos e violações.
- Idosos – Dada a fragilidade física acarretada pela idade, são facilmente atacados por indivíduos mais novos e mais fortes. Agentes de Autoridade - É uma profissão de risco e exposição diária com o público em geral, por vezes confrontada com situações de stress e perigo iminente.
Profissionais da Segurança Privada – Os Seguranças nas áreas de Infra-estruturas e de Protecção VIP são alvos potencialmente expostos a situações de perigo diário.
Agentes de Fiscalização – Elementos com exposição ao público (ex. funcionários da EMEL, revisores de Transportes Públicos,
funcionários judiciais, entre outros) são facilmente interpelados, sendo colocados em situações de perigo iminente diariamente. Profissionais da área de intervenção da Emergência – Os profissionais das áreas de Protecção Civil, Bombeiros, INEM, são constantemente colocados em situações de perigo.
Motoristas de transportes públicos/privados – Os profissionais das áreas dos transportes públicos/privados são constantemente colocados em situações de perigo.
Operacionais de Forças Especiais Policiais e Militares – Nos grupos e unidades de operacionais (ex. GOE, CI, CSP, COE, GISP, Tropas Especiais, SIS, PJ) em que o grau de operacionalidade é de elevada preparação, são confrontados com situações
de risco de alta perigosidade.
Programa
– Técnicas e tácticas de ataque;
- Técnicas e tácticas de defesa;
- Conhecer os pontos vitais e como aplicar técnicas com maior eficiência;
- Defesas contra ataques de bastão; - Defesas contra ataques com faca;
-Defesas contra ameaças com faca; - Uso de objectos comuns;
- Defesas contra ameaças com armas de fogo;
- Como lidar com situações de comportamentos potencialmente violentos.
A autoconfiança é essencial para o desempenho das funções, os desafios constantes devem ser enfrentados com postura vinda do orgulho profissional. Para a atingir objectivos, a formação deverá torná-lo apto para lidar com inúmeras dificuldades que se apresentam no desempenho de funções.
Para aprender a utilizar as técnicas ensinadas em situações reais, as simulações são realizadas sob intenso stress físico e mental, levando-o ao extremo, e assim condicionando a agir com eficácia e proporção dos meios.
O treino
é constituído por um conjunto seleccionado de simulações de situações reais, típicas de cada elemento, considerando equipamento, risco e agressividade apresentados no dia a dia, ensinando técnicas objectivas e de simples execução: esse é o único modo de preparar um elemento.
A formação é composta por 3 pontos essenciais:
O uso do corpo e das armas:
- Uso do próprio corpo no ataque, na defesa e na protecção;
- Uso do armamento como instrumento de ataque (sem disparo, ou seja, uso não letal);
- Uso do armamento como instrumento de defesa (sem disparo).
O Auto Controle:
- Controle emocional;
- Controle motor;
- Controle racional;
- Controle reaccional.
Avaliação e identificação de reacções:
- Como não entrar em área de perigo;
- Não rejeitar a possibilidade de mudar a forma de actuação;
- Usar equipamentos ou simples objectos que podem auxiliar na actuação;
- Usar o próprio corpo como instrumento de defesa e ataque.
A preparação do elemento para o momento da reacção engloba:
treino de aperfeiçoamento de visão periférica, velocidade de raciocínio, movimento instintivo, conhecimentos técnicos e conhecimento da situação (com simulações de situações reais).
Serviços
A Associação International Krav Maga Federation presta os seguintes serviços: Defesa Pessoal.
A Associação International Krav Maga Federation - APD tem NIF 513933280.
Multibanco, Dinheiro, Transferência Bancária